Banho Maria nos Laboratórios
Banho Maria nos Laboratórios
Um banho maria nos laboratórios é um equipamento comumente usado para aquecer líquidos ou reagentes a temperaturas que não superem a ebulição. É uma caixa fechada com alta resistência térmica, em que o aquecimento é proporcionados por meio de resistências elétricas ou óleo. O seu uso é muito comum no preparo de soluções e em processos de produção de produtos químicos e farmacêuticos, pois permite uma equalização e homogeneização da temperatura dos líquidos, mantendo-os por um período mais longo na temperatura ideal.
Como funciona o banho maria nos laboratórios?
Existem vários tipos de banhos maria, como os banhos maria de caldeira, aquecidos diretamente na resistência elétrica e aquecidos com o sistema a óleo. Todos possuem o mesmo princípio de funcionamento: uma resistência elétrica ou óleo é responsável por aquecer lentamente a água contida dentro da caixa até atingir a temperatura especificada, protegendo os líquidos da agitação e bolha de vapor.
Vantagens do Banho Maria nos Laboratórios
- Evita o superaquecimento, mantendo os reagentes e líquidos dentro dos limites especificados;
- Não possui partes móveis, oferecendo baixo custo de manutenção;
- Facilmente ajustável;
- Alta resistência à corrosão;
- Funciona com a maioria dos líquidos;
- Alta precisão na homogeneização e equalização da temperatura.
O banho maria para laboratório é indispensável para a realização de processos químicos e farmacêuticos com precisão, segurança e confiabilidade. Se você precisa equipar os seus laboratórios com bons materiais, a Special Glass tem o melhor em equipamentos e artigos para o seu laboratório. Confira nossos serviços e solicite uma cotação.